terça-feira, 9 de setembro de 2014

CERCA QUE ESTÁ SENDO COLOCADA AO REDOR DO SAMBAQUI CABEÇUDA-01, EM LAGUNA-SC FOI DESTRUÍDA POR VÂNDALOS.



 A cerca que está sendo construída para proteger o Sambaqui Cabeçuda-01 em Laguna, SC, foi a última vítima do vandalismo em Santa Catarina em área de patrimônio tombado pela União, uma prática que gera prejuízos financeiros e culturais ao povo brasileiro.
O dano foi verificado por funcionários da empresa L Construções e pela equipe de arqueólogos do GRUPEP-Arqueologia, responsáveis pelo cercamento e acompanhamento da obra. Ao chegarem no local, na segunda-feira (01/09/2014) pela manhã, constataram que 28 moirões foram quebrados durante o final de semana.
    
 Há aproximadamente um mês, foi iniciada a construção da cerca de proteção do Sambaqui, prevista no projeto arqueológico no âmbito do licenciamento ambiental para a construção da Ponte Anita Garibaldi.
 Este sítio arqueológico vem sendo alvo de ações depredatórias ao longo de sua existência, e na tentativa de inibir estes atos, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – determinou o cercamento do Sambaqui. Para a pesquisadora do GRUPEP - Arqueologia Bruna Cataneo Zamparetti, ´´... estes atos de vandalismo não refletem a relação da comunidade de Cabeçuda com o sítio arqueológico, uma vez que esta, considera o Sambaqui Cabeçuda 01, um patrimônio histórico cultural, procurando sua preservação. O vandalismo por sua vez, representa atitudes isoladas de interesses particulares´´.
  Um Boletim de Ocorrência já foi registrado junto a delegacia de Polícia Civil de Laguna, e o caso está sendo investigado. Os responsáveis terão de arcar com os danos ao patrimônio público.

   As leis contra atos de vandalismo, para maiores informações, podem ser encontradas no site da JusBrasil. Segue o link abaixo:


   Notícias Semelhantes:


   
VANDALISMO AMEAÇA SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO MS








Gravuras rupestres somem de sítios arqueológicos da Amazônia







Nenhum comentário:

Postar um comentário