sexta-feira, 20 de março de 2015

Pesquisadores do Grupep – Arqueologia divulgam a Arqueologia regional no Curso de Pedagogia da UNISUL



 A Região da AMUREL possui mais de 300 sítios arqueológicos, entre sambaquis, sítios líticos e cerâmicos, sítios de naufrágios e sítios históricos. Esses sítios arqueológicos representam a diversidade humana e cultural da nossa região do período pré-colonial até a atualidade, onde todos os ambientes foram ocupados. Todos esses vestígios são investigados pelos pesquisadores do GRUPEP-Arqueologia, que atuam na região há 15 anos, em parceria com universidades nacionais e estrangeiras.
 Além de desenvolver as pesquisas de campo e laboratório, gerando dados importantes sobre a Arqueologia de Santa Catarina, desenvolvem um Programa Educativo que é usufruído pela comunidade escolar e pelo público em geral, que além de visitarem rotineiramente esse importante ambiente de aprendizagem da UNISUL, podem ter acesso a material didático pedagógico, como jogos, folders e livros lançados pelos pesquisadores. Nesses 15 anos de atuação, o GRUPEP já atendeu mais de 35000 alunos.
 Todas essas informações foram divulgadas para o curso de Pedagogia da UNISUL, a fim de integrar as acadêmicas no desenvolvimento das diversas pesquisas e ações nas escolas públicas e privadas de Tubarão e região.
Os projetos que envolvem montagens de estruturas ludo-pedagógicas nas escolas, visitas monitoradas a sítios arqueológicos, oficinas de ensino e participação e organização de eventos como a Semana dos Povos Indígenas, contarão com a participação efetiva do Curso de Pedagogia da UNISUL.
 Segunda a coordenadora do Curso Mariléia Mendes Goulart, a inserção efetiva dos acadêmicos de Pedagogia em projetos científicos faz parte da proposta do Curso, profundamente conectada ao contexto educacional e político contemporâneo e comprometido com os processos de mediação teórico-prática da formação do pedagogo.
Para Deisi Scunderlick Eloy de Farias, coordenadora do GRUPEP-Arqueologia, é uma oportunidade de fomentar a interdisciplinaridade na formação acadêmica, possibilitando a inclusão de novos perfis na formação do aluno de graduação, focados em uma tríade que envolve a cultura, a sócio-economia e o ambiente.



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