segunda-feira, 7 de julho de 2014

Alunos de História e Pedagogia viajam à campo para aula prática de Patrimônio Arqueológico

       Estudando um pouco mais sobre o patrimônio arqueológico, os acadêmicos também avaliaram o conhecimento dos moradores da região sobre o sítio.    
    
    Dando continuidade às atividades da Unidade de Aprendizagem Patrimônio Arqueológico, que faz parte da grade curricular  do Curso de História da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) de Tubarão, realizou-se no sábado (14/06/2014) uma saída de campo organizada pelos professores MscGeovan Martins Guimarães e Bruna Cataneo Zamparetti. ´´Esta atividade faz parte do nosso plano de ensino, além dos alunos do Curso de História, temos alunos de outros cursos, como Pedagogia e Geografia que frequentam as aulas dessa  Unidade de Aprendizagem.  A saída de campo foi uma excelente oportunidade para apresentar o patrimônio arqueológico de nossa região´´, relata o professor Geovan. O local escolhido para os graduandos realizarem um diagnóstico arqueológico não interventivo foi o Sambaqui Cabeçuda 01, localizado no município de Laguna. No segundo semestre do ano de 2012 foram realizadas escavações arqueológicas no mesmo sítio pelos pesquisadores do GRUPEP – Arqueologia da UNISUL.   
   Além de vivenciarem como ocorre uma pesquisa arqueológica em campo e conhecer mais as evidências arqueológicas deixadas pela cultura sambaquieira, os estudantes aplicaram formuláriopara a população local, com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre o conhecimento dos moradores do bairro que circunda o sambaqui  em relação a representação e importância desse sítio para aquela comunidade 
   Orientados pelos professores MscGeovan Martins Guimarães e Bruna Cataneo Zamparetti, os alunos participantes, desenvolveram atividade de campo e conheceram elementos históricos-culturais do local. A estudante de pedagogia Amanda Matias de Souza comentou sobre a experiência: ´´Esta visita ao sítio arqueológico me permitiu vivenciar uma parte do trabalho de um arqueólogo, assim como reconhecer a importância de preservar e valorizar a cultura´´. O graduando de História Felipe Carvalho completou: ´´ Fiquei fascinado tanto com o local, quanto pelas explicações dos professores, de como se deu o trabalho desenvolvido por eles no salvamento, informações a mais que nos davam... Já a pesquisa que fizemos com os moradores, sobre o que sabiam da região, creio que foi a primeira vez que foi realizado no local´´. 
     

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