quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O Natal e os indígenas

O Natal é uma data de grande importância no ocidente. A data marca o ano 1 da nossa História, a partir do século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Fala-se que a tradição iniciou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

No Brasil, antes da chegada dos colonizadores, os índios que viviam aqui não comemoravam esta data. O cristianismo chegou com a catequização dos índios através dos jesuítas.

Na região amazônica, em aldeias mais isoladas e mais ligadas à cultura tradicional, o Natal não tem significado. Já em outras, houve uma adaptação e mistura dos costumes.

Em nossa região, os índios guarani da aldeia no Morro dos Cavalos, acreditam no cristianismo, porém não seguem a tradição de decorar suas casas, por exemplo. Porém, o nascimento de Jesus Cristo é celebrado através de cantos e orações.

A coordena de Educação Patrimonial e Historiadora, do Grupep, Bruna Cataneo Zaparetti, observa que o Natal se tornou uma celebração maior, além da questão cristã.  “ O consumismo é muito aflorado nesta época, porém percebemos que a data traz a questão de união familiar. É uma celebração que tomou maiores proporções. ”, completa.

O consumismo realmente aumenta no Natal. E as crianças indígenas também são influenciadas neste sentido. Apesar das famílias não terem o costume de presentear, as crianças ficam à espera dos brinquedos que chegam por meio de doações, na aldeia dos guaranis.

Cíntia Abreu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário