quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Grupep Arqueologia traz educação à prática

Com o intuito de trabalhar a interdisciplinaridade entre história e português, as professoras, Joice de Souza A. Costa e Bruna Urbano, da E.E. B Comandante Moreira, do município de Laguna, entraram em contato com o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul - Grupep Arqueologia, e assim promoveram uma aula diferente aos seus alunos.

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, os alunos do 6º e 8º anos, visitaram o Sambaqui da Lagoa Garopaba do Sul, o maior do Brasil, que chega a atingir 30 metros de altura. Os estudantes puderam vislumbrar o que as professoras ilustram em sala de aula sobre a história do Brasil e região.
“Estou trabalhando a pré-história com eles. Desta forma, intensificamos os trabalhos realizados em sala de aula”, comenta a professora de história, Joice.

A educadora também ressalta que os estudantes gostam muito das saídas de campo.
“Eles voltam cheios de curiosidades. Assim, também conseguimos trabalhar a preservação do meio ambiente”, lembra.

“A aula é bem mais interessante. Nunca pensei que veria uma arqueóloga de perto”, diz a aluna Isabela Alfredo, do sexto ano.

Já o irmão gêmeo da estudante, Igor Alfredo, diz que no sambaqui ele pode brincar de ser arqueólogo. “Encontrei ossos de baleia e ocre”, conta entusiasmado.


Os estudantes da Escola Comandante Moreira, foram acompanhados pela professora Joice de Souza A. Costa, Bruna Urbano, Simone Batista – diretora da escola, e Elisiane André, juntamente com a coordenadora de Educação Patrimonial e Historiadora do Grupep, Bruna Cataneo Zaparetti, e a estudante da oitava fase de História do Campus Tubarão, Anne Mattos. 

                                           Igor segurando um pedaço de ocre que encontrou .

3 comentários:

  1. Belíssimo trabalho Grupep!!! Gente que trabalha em equipe sempre cresce!! Agradecida as escolas, pela confiança!!!

    ResponderExcluir
  2. Os alunos amaram...até hoje lembram e comentam o que aprenderam! Obrigada pela parceira!

    ResponderExcluir