GRUPEP - Arqueologia

   

    Apresentação:     


   O Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia foi organizado com o objetivo de produzir pesquisa Arqueológica e desenvolver programas de Educação Patrimonial, utilizando métodos de campo e laboratório, amplamente difundidos no meio científico, como dispositivos de compreensão e análise da construção social dos grupos humanos em períodos pré-históricos e históricos. Objetiva ainda, desenvolver projetos de intervenção nas localidades onde são desenvolvidas pesquisas acadêmicas, visando diagnosticar o nível de conhecimento das populações locais sobre os sítios arqueológicos pesquisados.  
   A história do GRUPEP-Arqueologia começa a partir da iniciativa de estudantes e professores em criar um grupo de estudos que desse visibilidade ao patrimônio arqueológico do sul de Santa Catarina.  O grupo iniciou suas atividades no ano 2000, como um núcleo de pesquisa institucionalizado, com o nome de NUPEP (Núcleo de Pesquisa em Educação Patrimonial), agregando diversos alunos, professores e simpatizantes da causa do patrimônio arqueológico pré-histórico. A partir dai várias atividades educativas foram realizadas, dando maior visibilidade ao patrimônio arqueológico regional e gerando discussões cada vez mais amplas em relação à preservação e conservação do patrimônio cultural local. Além disso, os componentes participaram de diversas pesquisas arqueológicas na região da AMUREL. O primeiro projeto no qual o grupo participou foi o Sambaquis e Paisagem. Esse projeto, de caráter interdisciplinar envolvendo os municípios de Tubarão, Laguna e Jaguaruna, foi organizado por pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP) e Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). Com a parceria da UNISUL, através do grupo de pesquisa, ocorreu o aumento significativo das ações educativas nas escolas desses municípios, aumento sensivelmente a preservação e valorização desses bens culturais. 
   Em 2004 o grupo foi cadastrado no CNPq como GRUPEP-Arqueologia. Com isso, aumentou sua atuação na pesquisa arqueológica e no desenvolvimento de atividades educativas, promovendo diversas ações tanto na área acadêmica quanto de pesquisa por contratos.  
O GRUPEP-Arqueologia, desenvolve diversas atividades no âmbito acadêmico através do pilar do Ensino/Pesquisa/Extensão como: pesquisas arqueológicas com fomento público, como CNPq e FAPESC; produção de artigos científicos, divulgação das pesquisas em congressos, seminários e encontros (desde o nível local até o internacional); organização de eventos científicos e divulgação do conhecimento científico produzido pelo grupo em escolas, prefeituras, museus e demais órgãos públicos e privados locais. 


   Objetivos    

- Desenvolver estudos e pesquisas arqueológicas nos seguintes campos: pré-história; história e subaquática; 
- Produzir diagnóstico nas comunidades onde são realizadas pesquisas arqueológicas, a fim de identificar o nível de conhecimento do grupo sobre temas como: sítios arqueológicos pré-históricos e históricos, preservação do patrimônio histórico, memória e identidade, atividades educativas alusivas ao patrimônio arqueológico; 
- Desenvolver projetos de extensão a partir do diagnóstico realizado através das pesquisas realizadas no grupo; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário